quarta-feira, 28 de março de 2012

PENSANDO ALTO....PRA VARIAR !!



Quem me conhece sabe que sou super a favor das pessoas (e eu tbm ) reivindicarem, se posicionarem e se manifestarem, ponto.

O que me repudia é a coisa mau feita, cega, sem coerência. É a pessoa armar-se de "convicções frágeis" e se sentir acima do bem e do mau.

O episódio na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, na noite de terça-feira (27/03/2012) mostra, para mim, um sistema que começa como fósforo aceso no palheiro, onde o fogo alastra para qualquer lado com o  objetivo de destruir, tumultuar. Onde a versão que chegar primeiro aos ouvidos, é tomada como verdade a ser protegida, tornando-se álibe para agressões verbais e por que não físicas.


Um País onde existe tanta revolta com a política, um povo sedento de melhorias, que deseja ensandecidamente uma Constituição mais justa, Leis mais íntegras, Administrações mais honestas, Secretarias mais eficazes, Legislativo mais empenhado,  em contra partida, existem tão poucos dispostos a de fato participar ativamente alicerçados a conhecimento. Por que ??? por que leva tempo, disposição e compromisso


É fácil reunir um grupo de pessoas munidas com panelas, porretes e sei lá mais o que, instigadas pelo sentimento de conseguir no grito, que nossas equações sejam ouvidas e então respeitadas. Acho nobre esse desejo de mudança, embora, não ache sábio e muito menos eficaz, esta forma de faze-lo. 

Nunca acreditei que todo crente é santo e nem que toda puta é sem vergonha, detesto generalizações e com a política não é diferente.

Acredito em bons políticos e não digo isso apoiada em romantismo ou revolucionaistas. Comecei a acreditar qdo tirei o meu foco dos defeitos de muitos, da mídia que tantas vezes é manipulada por pessoas piores do que as atacadas, qdo resolvi não engravidar pelo ouvido.

Existem pessoas que colocam o seu nome em trabalhos de escola que nunca fizeram, colocam o nome do amigo que faltou da aula na lista dos presentes, saqueiam cargas de veículos acidentados nas estradas, subornam ou tentam qdo são pegos cometendo infrações, trocam votos por dentadura ou par de tênis, usam o telefone da empresa em que trabalha sem pudor, usufruem do carro que a empresa lhes emprestam a trabalho, para fins particulares sem constrangimento, pegam atestados médicos sem estarem doentes somente para faltar do trabalho, adoram um "gato" de água ou luz ou tv a cabo...quem sabe os três ??, mentem no currículo na declaração do imposto de renda no cartório registrando um bem, falsificam tudo ... menos claro o que ainda não foi inventado, saqueiam e usufruem de pertences em catástrofes aéreos, antes mesmo de enterrarem os seus mortos......




Não quero hoje, nem de longe justificar o político bom e muito menos o ruim, penso somente que enquanto ficarmos reclamando com a bunda na cadeira ou cometendo os erros acima citados e tantos outros, não vamos mudar nada, porem se prontificarmos a mudar a partir da nossa casa, nosso trabalho, no trânsito, na educação dada aos nossos filhos, teremos então uma grande chance de tornar a porcentagem de bons políticos em maioria. 

Os politicos não vem de Marte e nem são criados em cativeiro, eles saem é do povo. Se o povo em geral estiver melhor, mais educado, mais sábio, mais responsável,  ai então, estaremos verdadeiramente alicerçados para caminharmos em direção a politica que idealizamos.

Temos que mudar de baixo para cima, nem que sejam a longo prazo mais devidamente alicerçados.  Agora se optarmos por continuar sentados em nossos "justificados??" rabos e tentarmos aos gritos e porrada derrubar o sistema ou o que não concordamos dele, infelizmente estaremos então, condenados a este ciclo vicioso da murmuração.

Mirela Machado.