terça-feira, 14 de agosto de 2012

Dicas para usar quadros e molduras na decoração !

Por Liana Martineli – Designer de interiores.

Vamos falar de quadros e molduras na decoração. As regras existem, mas não são muitas. O que deve imperar é o bom senso, a harmonia visual e o seu gosto pessoal. Primeiramente, se for uma obra de um artista consagrado, ela merece ficar em destaque na decoração do ambiente. Se for grande, pode ficar sozinha em uma parede. Se for pequena, é possível compô-la com outros quadros. O ideal é manter 1,60m de distância do chão até a metade do quadro ou 25 centímetros acima do encosto do sofá, caso a ideia seja estar próximo ao mobiliário.

Aparador, corredor e hall de entrada


Se estiver acima de um aparador, 20 centímetros de distância são suficientes. Os quadros e molduras também podem ficar apoiados sobre o móvel e encostados na parede. Um bom truque é antes de colocar as telas recortar um papel craft ou jornal, no mesmo tamanho das molduras, e fixá-los na parede com fita crepe para simular a composição. Assim é possível ter uma ideia real de como os quadros ficarão organizados.

Outra questão importante é saber onde colocar os quadros. O hall de entrada e o corredor, por exemplo, têm o poder de causar uma boa primeira impressão aos visitantes. Uma ideia é colocar um quadro bem grande, assim, a parede estará "vestida", sem necessidade de qualquer outro complemento. Outra boa sugestão é usar uma fotografia que conte um pouco da história dos moradores. Isso dará ainda mais personalidade a sua casa.