sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Aprendendo a Fracassar.


Segue abaixo, parte de um texto que li e achei muito interessante ...

... Lembro-me como se fosse ontem: no dia exato do meu aniversário, eu estava dentro de um avião fazendo a ponte Nova York - São Paulo. Foram aproximadamente nove horas de um sentimento sufocante de fracasso. Explico: fui para ficar, não fiquei. Por variadas razões, a que não darei destaque, meus planos estavam voltando comigo. Eu tinha sentimentos rasgados e sentia o cheiro da poeira da velharia que eu carregava dentro de mim, como objetivos e promessas não cumpridas, que não seriam mais esquecidos.

Ao meu lado, no avião, acompanhou-me um americano de Seattle. Em meio à conversa contei a ele que fazia aniversário. No que ele observou, com um olhar paternal: “Você não parece muito feliz para quem está aniversáriando”. Soltei um sorriso tímido e disse que tentaria. Ele respondeu: “Tente com mais vontade”.

E daí que eu nunca mais me esqueci de tudo o que aquele homem me disse, com apenas uma frase que, para mim, é tão boa quanto a afirmação de Churchill: “O sucesso é saltar de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo" ... publicado em recortes por rejane borges.

Pausa para refletir.

Fiquei pensando, realmente durante o percurso da vida somos educados a ganhar o jogo da escola, vencer no vestibular, se destacar no primeiro emprego, bater todas as metas e por ai vai, concordo que tem que ser assim mesmo, porém, passamos tanto tempo aprendendo a ganhar que não sobra  tempo para aprender a perder.

Parece pejorativo aprender tal coisa aos olhos pequenos de quem se é pequeno. Mais aprender a fracassar é tão importante quanto ganhar. Não se ensina um filho a fracassar para que o faça,  sim para que,  não se frustre ou limite sua visão naquele fato, e possa assim , seguir confiante sem se esquecer da sua real formação para vencer!! Bjsss