quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A IMPORTÂNCIA DE SE VIVER, COM AMOR E EM COMUNIDADE!!

As emoções tem um papel importante em nossa biologia? O ser humano precisa mesmo de amor?

A triste história dos órfãos da Romênia prova que sim.
 
Como nunca receberam amor, essas crianças se
tornaram biologicamente diferentes das outras
Na ditadura de Nicolai Chauchescu, derrubada em 1989, milhares de recém-nascidos órfãos na Romênia foram confinados em instituições onde não recebiam nenhum tipo de carinho. 


Os "órfãos da Romênia" viviam, desde seu nascimento, em condições severas de privação afetiva. Eram apenas alimentados e limpos. 

Ocorre que, etologicamente, o ser humano evoluiu de uma forma que previa grandes cuidados parentais. Nossa espécie passa muitos anos recebendo atenção e carinho especial dos adultos, sendo essa uma parte vital de seu desenvolvimento. 

De certo ponto de vista, é correto dizer que essas crianças não receberam um processo humanizador. A privação afetiva que sofreram bloqueou o desenvolvimento de grande parte de sua humanidade. Parte essa sem a qual elas não poderiam viver de forma saudável.
Quando o ditador Chauchescu caiu, muitas pessoas ao redor do mundo se prestaram a adotar esses órfãos. 
 Mas logo foi verificado algo inesperado...
Essas crianças não sorriam. Também não choravam. Se recusavam a brincar. Eles basicamente não reagiam, nem em expressões faciais, a outras pessoas. Eram descritos como "fantasmas" e "crianças-zumbi".


Os poucos que aprenderam a falar, demonstravam inteligência muito reduzida. Do ponto de vista emocional, não tinham autocontrole: rapidamente explodiam em acessos de raiva. Não conseguiam amar, pois não confiavam em adultos.



Muitos morriam de causas inexplicáveis. Autópsias revelaram apenas que eles tinham uma quantidade muito inferior ao normal de cortisol no organismo (Um hormônio relacionado ao stress e às respostas imunológicas).
 
É como se eles não tivessem se tornado
seres humanos completamente, e por isso
morriam, de forma misteriosa
A hipótese mais aceita é que a incrível privação afetiva que sofreram foi tão intensa que gerou um stress incurável, que fez seus corpos simplesmente falharem imunologicamente. 
IMPORTANTE: Eles não eram autistas ou nada parecido: apenas foram biologicamente alterados pelas contingências emocionais, ao ponto de seus organismos "pifarem".

Essa triste história nos alerta para o fato de que a vivência emocional nos afeta de forma muito profunda. As emoções estão intimamente ligadas a saúde do organismo. Amar e ser amado é uma necessidade tão biológica quanto comer, dormir e até mesmo, respirar. Fonte: olharbeheca.blogspot.com.


Experimente arrancar um fio de cabelo de sua cabeça e note como será facíl. Agora tente arrancar um punhado e veja como se tornam fortes.

Achei essa matéria interessante pararessaltar a importância do amor, comunidade, amigos e família. 


Paz em Cristo!!


Bjm.