segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Mãe coruja, parte I !!


Cada fase com seu encanto. Ser mãe de dois filhos com idades tão diferentes (03 e 14) me remete a emoções diárias. Primeiramente, sou grata e feliz por viver esta experiência que me ensina tanto.

O mais velho transitando entre dois mundos, fazendo a travessia da fase infantil para adulta, vivendo a adolescência a sua altura. Assisti-lo degustar o sabor das escolhas, entender a lei da semeadura, compreender o liquidificador de sentimentos e hormônios que explodem dentro dele a cada momento, o valor real de cada coisa, exigindo dele o discernimento, nem todas as vezes disponíveis e por ser assim, negociar, negociar com a vida, com as escolhas, com os acertos e com os erros, aprender e se superar.

É óbvio que muitas vezes fico irritada com as mudanças de humor e o egoísmo da idade, mais nem se compara com o prazer e felicidade de vê-lo se construir. A intimidade, as confidências no escuro do quarto, os medos, anseios....contentamento.

Outro dia nos meus garimpos, encontrei um texto que traduz em palavras, sentimentos que vivo, e diz assim...

"Filho é um ser que Deus nos emprestara para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo ! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo".José Saramago.