quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Vamos arrumar a casa


O primeiro passo para deixar o lar em ordem, limpo e acolhedor é arregaçar as mangas. Com o planeta não é diferente. Simples ações, se forem seguidas por milhões de pessoas, podem sim fazer a grande diferença na construção de um mundo mais sustentável.
Para ajudar você, lançamos a um desafio! Listamos abaixo 35 dicas simples e fáceis de serem seguidas para mostrar que as pequenas coisas de que falamos no comecinho desta matéria estão ao alcance de todos. O objetivo é fazer com que você comece em casa, agora mesmo, a fazer a sua parte por um planeta mais saudável para seus filhos, netos, bisnetos...

1. Tampe a panela durante o cozimentoAssim, você aproveita o calor que se perderia no ar.

2. Tenha água gelada na garrafa térmica
Abasteça a garrafa com água gelada pela manhã e inclua uma bandeja de gelo. Você a terá sempre geladinha o dia todo sem precisar ficar abrindo e fechando a geladeira.

3. Use panela de pressão
É possível cozinhar de tudo na pressão. Você economiza tempo e 70% de gás.

4. Cozinhe em fogo baixoSe você aumentar o fogo pensando que vai cozinhar mais rápido, só vai queimar o alimento e ficar sem o seu jantar. Use o fogo baixo, pois, na panela comum, a água não ultrapassa a temperatura de 100 ºC.

5. Deixe as verduras de molhoUse uma bacia para isso e, se desejar, coloque algumas gotas de vinagre ou solução de hipoclorito. Só depois disso passe-as em um pouco de água corrente para terminar de limpá-las.

6. Livre-se dos agrotóxicos
Dê preferência a produtos orgânicos. Os agrotóxicos podem causar danos ao meio ambiente e à sua saúde.

7. Diminua a ingestão de carne vermelha
Você sabia que o gado é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa? O cheiro de uma criação de bovinos é nada mais do que o metano produzido por eles, um gás inflamável e poluente. Além disso, para produzir 1 kg de carne vermelha, são necessários 200 litros de água potável, enquanto para a mesma quantidade de frango se consomem apenas 10 litros.

8. Frequente restaurantes naturais
Mesmo que você não seja vegetariana, experimente os novos sabores que esses estabelecimentos trazem. Assim, você incentivará o mercado de produtos orgânicos, livres de agrotóxicos e menos agressivos ao meio ambiente.

9. Não troque de celular
Fique com o seu aparelho até o fim de sua vida útil. Caso precise descartá-lo, faça isso corretamente em postos de coleta. Mas, antes, verifique o custo-benefício e cogite trocar apenas a bateria, se esse for o caso.

10. Compre um ventilador de teto
Com ele, você refresca o ambiente e gasta 90% menos energia, se comparado ao ar-condicionado. Outra opção é ligar o ar no mínimo e o ventilador de teto ao mesmo tempo.

11. Use pilhas e baterias recarregáveis
Elas custam um pouco mais caro, mas duram anos e podem ser recarregadas mais de mil vezes.

12. Troque ou limpe o filtro do ar-condicionado
Sem os cuidados adequados, o ar--condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.

13. Use lâmpadas fluorescentes
Elas gastam 60% menos energia que as lâmpadas incandescentes. Isso representa uma economia de 136 quilos de gás carbônico por ano.

14. Mude a geladeira de lugarSe o freezer ou a geladeira ficam próximos ao fogão, o consumo de energia é muito maior, para compensar o ganho de temperatura. Caso instale-os entre armários e paredes, o ideal é mantê-los afastados pelo menos 15 cm de cada lado.

15. Retire as roupas da máquina assim que terminar o processo de lavagemQuando você não faz isso imediatamente, as roupas ficam muito amassadas. O resultado vai ser mais tempo para passar e mais gasto de energia elétrica.


16. Tire os aparelhos eletrônicos da tomadaNão basta simplesmente desligar e deixá-los em stand-by. Aquela luz acesa representa de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.

17. Deixe a louça de molho antes de lavarUse uma bacia ou a própria cuba da pia para deixar pratos e talheres de molho por alguns minutos antes da lavagem. Isso ajuda a soltar a sujeira. Depois, use água corrente somente para enxaguar.

18. Compre eletrodomésticos de baixo consumo
Eles são facilmente identificáveis pelos selos Procel de economia de energia ou energy star, no caso dos importados.

19. Torneira fechada sempre!
Ao escovar os dentes ou tirar a maquiagem, não deixe a água caindo sem necessidade. A mesma coisa vale para o banho. Feche o chuveiro enquanto se ensaboa ou passa o xampu. Ah, e tente limitar seu banho a 5 minutos!

20. Instale uma válvula na descarga
Assim, você regula a quantidade de água liberada no seu vaso sanitário.

121. Prefira o varal à secadoraVocê economiza mais de 300 quilos de gás carbônico se pendurar as roupas durante metade do ano em vez de usar a secadora.

22. Apague a luzMuitas vezes, sem perceber, vamos deixando um rastro de lâmpadas acesas pelos cômodos da casa. Economizar energia, além de fazer bem ao bolso, também contribui, por exemplo, para o adiamento da construção de novas hidrelétricas, que causam grandes impactos ambientais.

23. Utilize menos sacolas na hora das compras
Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas. Se preferir, também é possível organizar os produtos em caixas de papelão.

24. Use menos embalagens
Dê preferência a produtos com refil e evite comprar várias garrafinhas de água – leve sempre a sua própria.

25. Economize papel
Pense bem antes de imprimir qualquer e-mail ou comprovante de operação bancária. e, se possível, use a frente e o verso das folhas.

26. Compre papel reciclado
A produção desse tipo de papel consome de 70 a 90% menos energia do que o comum.

27. Faça compostagem
Isso significa transformar o lixo orgânico em fertilizante. Além de ter um jardim saudável e bonito dentro de casa, você ajuda a reduzir o problema do efeito estufa.

28. Evite o desperdício
Aproveite os alimentos. Cascas, talos e folhas têm alto valor nutritivo e podem ser aproveitados em novas receitas.

29. Enfim, recicle!Parece óbvio, mas nunca é demais lembrar. Separe o lixo em casa e conscientize seus amigos a fazer o mesmo. Se onde você mora não existe o serviço de coleta seletiva, reserve um tempinho na agenda para levar os resíduos até um posto de coleta.

30. Economize CDs e DVDs
Você sabia que um CD leva cerca de 450 anos para se decompor? E que, ao ser incinerado, ele volta para o meio ambiente como chuva ácida? Prefira mídias regraváveis, como CD-RWs, drives usb ou mesmo e-mail ou FTP para carregar ou partilhar seus arquivos.

31. Vá de escada!Para subir ou descer poucos andares, que tal economizar energia elétrica dos elevadores e ainda manter a forma?

32. Regue as plantas à noiteAssim, você impede que a água se perca na evaporação e também evita choques térmicos que podem agredir as plantas.

33. Dê o destino certo ao seu lixo
Lâmpadas, pilhas, baterias de celular, restos de tinta ou produtos químicos não podem ser jogados no lixo comum. Procure postos de coleta ou entre em contato com as empresas que os produzem para recolhê-los.

34. Faça o bem!Doe livros, roupas, brinquedos e outros bens usados que para você não têm mais serventia.

35. Passe adiante!
Faça uma verdadeira campanha de conscientização e transmita essas dicas a seus familiares, amigos, vizinhos e a quem mais puder!

Texto Fernanda Montano e Jade Barreto | Fotos ShutterStock
Fontes: WWF-Brasil e Ministério do Meio Ambiente